terça-feira, 10 de junho de 2008

Yaguarê


Yaguarê me chama mana.
Pergunta sempre: _ Por que?
Seja qual for o assunto
E ri quando eu respondo:
_ Não faz pergunta difícil...
Tenho orgulho dele.
Porque é preciso coragem
Pra vencer a morte
Pra sobreviver na cidade
Pra fazer suas escolhas
Pra voltar para a aldeia
Pra continuar escrevendo sua história
Yaguarê me deu o nome que uso aqui
Ypohiketé é flor, uma flor amazônica
É nome de mulher.
É meu batismo indígena.
É o presente do meu amigo,
escrito faz muito tempo,
mas que só hoje eu entendi...
Puxa, mano, obrigada.

Yaguarê Yamã é indígena da etnia Saterê-Mawé, do Amazonas.
Formou-se geógrafo em São Paulo, casou-se, teve filhos e voltou para casa.
Hoje é professor, líder comunitário e escritor.

Tem cinco livros publicados: Purãtig, o remo sagrado, Sehay Ka'at Haria -O caçador de histórias, Urotópiag - A religião dos pajés e dos espíritos da selva, Murugawa - Contos, mitos e fábulas do povo e Sehaypóri - o livro sagrado do povo Saterê-Mawé. Com seu silêncio, ensinou muitas coisas que eu não sabia.

Nenhum comentário: